Como é o processo de alistamento militar?

  A primeira coisa é ir à Junta do Serviço Militar (JSM) da sua cidade no período de alistamento militar, geralmente entre 01 de janeiro até 30 de abril. É necessário levar consigo Identidade ou Certidão de Nascimento, além de uma foto 3×4 que ficará em seu Certificado de Alistamento Militar (CAM). O alistamento é OBRIGATÓRIO para todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos no ano de apresentação à junta. Você sairá da junta com seu CAM carimbado no verso com a data para o comparecimento ao Tiro de Guerra (TG). As atividades podem variar em relação às etapas, então a ordem que mostro a seguir pode não corresponder à realidade de todas as cidades.

1° ETAPA

  Chegue ao TG no dia e na hora previstos. Não chegue atrasado. Retire boné, brincos, colares, pulseiras e piercings.Vá de calça jeans e blusa sem grandes estampas. Caso tenha algum problema de saúde, leve um atestado. Serão formados grupos para exame. Um grupo é chamado enquanto os outros são obrigados a  ouvir palestras, assistir vídeos do TG ou simplesmente esperar.
   O grupo que entrar, ficará em fila dentro do estabelecimento. Um médico geral estará lá para receber atestados. Ele perguntará quem tem problemas de saúde e, se for seu caso, nessa hora mostre o atestado. Então ele libera esse pessoal. Pede para quem está de óculos ler a tabela de letras de tamanhos diversos. Estes provavelmente também serão liberados. Então sobram quem não possui problemas de saúde. Em algumas ocasiões, o médico geral pede para retirar a camisa.
   Nesse instante, quem for liberado recebe as instruções para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e a data e hora para comparecer ao local de juramento á bandeira nacional.
   Para aqueles que não foram dispensados neste dia, será carimbado em seu CAM o segundo dia para realização dos exames. Pode ser feito também no mesmo dia e, se for o caso, não receberá o carimbo.

2° ETAPA

   Chegue ao TG da mesma maneira que chegou no primeiro dia, caso seu exame seja marcado para um dia diferente. As mesmas regras. Nesse momento, você realizará um exame psicológico e técnico. Você será conduzido à sentar-se numa cadeira escolar. O examinador entregará a primeira prova e iniciará as instruções. A prova é básica, de lógica. Algumas questões para você copiar desenho, outras para completar a sequência… Extremamente fácil. A segunda prova é sobre seleções e é feita em múltipla-escolha. São questões relacionados à sua experiência e vontade dentro do serviço militar. Nesta prova também envolve questões de matemática e algumas questões relacionadas à cultura brasileira. É um teste moral, psicológico e cultural. Além dos testes, você será entrevistado rapidamente pelo sargento ou responsável. Nesta hora você irá escolher se deseja servir para a Marinha, Exército ou Aeronáutica, caso tenha essas opções. Acabando de realizar os testes, você será convocado a se apresentar à Junta Militar novamente e, caso você não tenha sido classificado nesta etapa, receberá a CDI e marcará a data para juramento de bandeira. Caso tenha passado, sua CAM será carimbada para comparecer no local onde provavelmente você irá servir (Aeronáutica, Exército ou Marinha).

3° ETAPA

   Chegue no local previsto sem atrasos. Neste dia, você fará uma entrevista individual com o sargento (caso ainda não tenha feito). Ele te entregará uma folha para responder algumas perguntas de confirmação (endereço, telefone, nome dos pais, documentos etc.) então você pode levar identidade e carteira de trabalho para completar as informações. Logo depois, você se sentará à frente do sargento ou tenente. Ele irá fazer a pergunta mais óbvia: Você quer servir? Depois, você terá que explicar algumas coisas, falar se tem apelidos, se possui torcida organizada, se joga bola… Esta etapa serve para analisar suas condições civis e morais. Geralmente são escolhidos para servir, além de voluntários, pessoas que estão fora do padrão de cidadania ou que seja inadequado para cumprir ordens como cidadão. Ou pelo menos deveria funcionar assim.

4° ETAPA

   Esta etapa pode ocorrer no mesmo dia que a 3° ou não. Neste momento, é realizado um teste médico é obrigatório levar short ou bermudas e uma camisa ou camiseta dentro da mochila. O método de avaliação varia de cidade para cidade. Em grandes cidades, as pessoas são colocadas em grupo em uma sala e a avaliação é um pouco mais rígida. Mas em todos as juntas e quartéis é obrigatório que o médico confira a pressão, os batimentos cardíacos, postura, cicatrizes, pênis e saco escrotal. É nesse momento que pedirão para que troque de roupa e coloquem a bermuda e a camiseta. O exame é feito um por um, sendo observado geralmente por dois médicos do exército ou bombeiro. No momento de exame do pênis e do saco escrotal, o médico pode observar caso-a-caso, pedindo apenas para cada um abaixar a cueca e levantar o pênis no momento em que ele te pedir ou então feito em massa, pedindo para todos do grupo abaixarem as cuecas. O médico pode pedir também que você faça alguns movimentos e carregue alguns pesos para conferir rapidamente sua aptidão física. Em alguns casos, ocorre um teste físico, onde os alistados participam de atividades para melhor precisar a aptidão física. Esse teste também pode ocorrer na 2° etapa.

5° ETAPA

   Esta etapa também pode ocorrer no mesmo dia da 4° etapa, tudo depende da organização da junta ou quartel. Neste momento, já estarão selecionados o universo que irá servir. Aqueles que sobrarem, seja por inaptidão médica ou excesso de contingência, receberão o carimbo no CDI e marcarão o dia de juramento à bandeira e então estarão liberados. Para os que ficarem, este é o último dia que se encontraram na fase de alistamento militar. Aqui, receberá instruções, conhecerá mais sobre o quartel, saberá de algumas responsabilidades e, dependendo da organização, os sargentos já poderão definir quem ficará de serviço, depois do dia 02 de Março.

 

278
comentários via Facebook
270 comentários antigos
  1. Ta achando q Exercito é Game veii ?? kkk Não vai la nesse pensamento não Fmza..

  2. tu e viado e ? tem piriquita ?
    nao vai pedir pra ver teu cú nao ! kkkk' e so pra ver se o cara tem doença;

  3. tu e viado e ? tem piriquita ?
    nao vai pedir pra ver teu cú nao ! kkkk' e so pra ver se o cara tem doença;

  4. Queria muito, mas como ja fui dispensado… so fazendo prova né

  5. vc quer entra pro exercito ?

  6. Ah ta certo, na hora! vlw aew ^^

  7. vc já foi "rejeitado" vc passou pelo e processo chamando desclassificação aleatoriamente.. vc tem quer sorte para passar se não passar vc e chamando para fazer o juramento da bandeira e vai receber seu certificado de dispensa. Obs: vc so tem chance de servir nas cidades que tem batalhão.

  8. Eu ja me alistei ja me apresentei na primeira vez, ai mandaram eu pagar umas parada, e marcaram o dia pra eu fazer juramento a bandeira, e não me disseram mais nada!. eu escolhi integrar-me ao exercito, mas será q ja vou ser rejeitado? : alguem sabe me responder isso? ou se tem mais alguma coisa apos o juramento

  9. boa sorte a todos.

  10. pow e super tranquilo os exames … tem que ter muita sorte na primeira e na ultima etapa..

  11. hahahaha…..
    ta preucupadinho q vai ter que fica pelado mais vai garra vergonha na cara fica pelado na frente de uma mulher dai vc fica com vergoinha tbm éé?! ta loko cada um que aparece

  12. Henrique Moraes Pharssum ·

    hahahaha podiam ter dormido sem essa.

  13. Henrique Moraes Pharssum ·

    essa merda de ficar pelado na frente de todos é uma merda, deve ser proibido isso…
    Pois é uma humilhação eu não vou acc uma coisa dessa vou preso, mais não acc!

  14. to nervoso pra casete vo vira super soldado igual wesker do resident evil 5

  15. primeiramente nao estou vendo corpo malhado algum aii..e segundo..suas alergias vao te atrapalha e muito..e mais do que um corpo malhadinho o que conta seu mane..é seu raciocinio e sua disponibilidade pra acorda cedo..dormi num patio molhado enguanto os soldados malhadinhos taca bomba de hidrogenio no seu corpo gordoo u.u

  16. Paulo Henrique ·

    POW EU TENHO VARIAS ALERGIAS MAIS TENHO CORPO MALHADO SERA Q VAO FZR EU SERVIR VLW

  17. Deveria ser proibido o abuso dos soldados na hora do alistamento…

  18. que idiotice…

Curiosidades sobre religião
Alistamento Militar: Direito à Liberdade