Redação: Mulher Trabalhadora

Mulher Trabalhadora

Tema da redação: A mulher na sociedade brasileira já conquistou um equilíbrio entre sua atividade profissional e sua vida familiar?

[ad#banner-center-post]

Mulher Trabalhadora

woman_work1

A mulher nunca deixará de ter uma importante atuação nos papéis da casa, mas cada vez mais ela encontra dificuldade em equilibrar o peso de um trabalho no mercado com o peso de seus deveres domésticos.

Pesquisas revelam: pela primeira vez em toda a história do Brasil, a mulher conseguiu ocupar local de igualdade aos homens em relação à representação da população economicamente ativa, atingindo a importante marca de cerca de 53%. Estamos em uma década em que a mulher não é vista mais apenas como doméstica, e sim como trabalhadora. E como suprir essa falta de atividades diárias no lar?
Pesquisas do IBGE apontam dois lados: a mulher continua trabalhando em casa, exercendo dupla jornada de trabalho, o que acaba trabalhando 3 horas a menos na semana do que o homem, conseqüentemente ganhando 10% menos que eles. Mas o homem está mais participativo dentro de casa, fazendo o trabalho que antes era somente destinado a elas.
Outra forma encontrada para suprir a falta das atividades do lar, é o serviço terceirizado. Basta andar 200 metros e encontrar na esquina uma lavanderia, onde a roupa sai limpa, cheirosa e passada em menos de uma hora.

Apesar de existirem várias formas de agilizar e substituir os trabalhos domésticos, tudo isso não consegue igualar o trabalho bem feito da mulher. Qual delas não gosta de arrumar as coisas da sua maneira? Ou quem conseguiria cuidar de um filho da mesma maneira forma que uma autêntica mãe o faria?

Autor: Rafael Heringer Carvalho

9
comentários via Facebook
9 comentários antigos
  1. MUITO BOM GOSTEI D+ FALOU A VERDADE AS MULHER PRIMEIRO

  2. Renata Azevedo ·

    Adorei esta redaçao, tem uma grande
    dinamica textual, e aborda uma tema muito polemico, que ainda sfre um pouco de descriminação.
    adorei um bj especil para o autor

  3. muito bom…

  4. gostei da redação, porem a tecnologia nao substitui o trabalho da mulher com a casa e com os filhos. isso significa que maquina nenhuma substitui o carinho e os cuidados que uma mulher tem pela familia

  5. essa redaccao sobre a mulher na sociedade e mesmo bom e bonito e eu acho que o meu profe vai me mete muito bom

  6. Olá adorei o matéria q vcs fizeram, só q vcs deveriam falar mais sobre a matéria.Pois ela é muito importante para o nosso dia a dia.

  7. Sérgio de Melo ·

    Bom! Tenho um exemplo clássico em casa. Minha mulher atua, como autônoma, numa atividade que lhe toma quase o dia todo. Nela, que é um comércio de produtos alimentícios (lanches e refeições), onde os produtos são servidos à mesa, há a necessidade do contato direto com o cliente, o que não é muito fácil para quem nunca recebeu orientações didaticas sobre esse tipo de abordagem. E ela o faz muito bem! Isso demostra a capacidade que tem a mulher de, mesmo sem instruções adequadas, consegui com sua senbilidade, desenvolver atividades que tão-somente, desempenhadas em um comércio contratado, se tiver experiência profissional e comprovar capacitação nesse ramo específico de trabalho. Parabéns a todas vocês!

  8. Sérgio de Melo ·

    Bom! Tenho um exemplo clássico em casa. Minha mulher atua como autônoma, diariamente, numa atividade que lhe toma quase o dia todo. Nela, que é um comércio de produtos alimentícios (lanches e refeições), onde os produtos são servidos à mesa, há a necessidade do contato direto com o cliente, o que não é muito fácil para quem nunca recebeu orientações didaticas sobre esse tipo de abordagem, e ela o faz muito bem. Isso demostra a capacidade de que tem a mulher, que mesmo sem instruções adequadas, consegue com sua senbilidade, desenvolver atividades que somente são desempenhadas num comércio contratado, se tiver experiência profissional e comprovar capacitação nesse ramo específico de trabalho. Parabéns a todas vocês!

  9. Gilgamesh cardoso ·

    Muito bom =) esta extremamente parecido com meu trabalho da faculdade \o abraços

Redação: Maturidade Penal
Crítica: o Transgênico que você ainda não viu